sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Pensem nisso!



  • Esporte e a educação física ensinam valores essenciais de vida, incluindo a autoconfiança, o trabalho em equipe, a comunicação, a inclusão, a disciplina e o respeito. O esporte e a educação física também oferecem benefícios psicológicos tais como a redução da depressão e o aumento da concentração. Estas atividades, pelas suas características de brincar e recrear respeitando as individualidades, ainda pode ter um impacto positivo sobre a educação infantil. A educação física promove a habilidade de aprender das crianças, aumenta a sua concentração, colabora no seu desenvolvimento global. Os jovens aprendem muito mais quando estão alegres e ativos. Juntamente com as escolas, a educação física é um componente integral da qualidade educacional.
    Sendo o esporte uma linguagem universal, ele pode ser um veículo de promoção da paz, tolerância e entendimento entre as pessoas, os povos e as nações. Pelo poder de levar às pessoas a união além das fronteiras, culturas e religiões, ele pode promover a tolerância e a reconciliação entre os povos. Alguns exemplos significativos onde o esporte colaborou no diálogo entre nações podem ser citados: as Coréias do Norte e do Sul participaram dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 com os seus atletas formando uma delegação única; jogos de Tênis de Mesa foram um estágio importante no reatamento diplomático entre China e EUA, em 1971; e hoje, crianças Israelenses e Palestinas participam juntas, regularmente, de jogos esportivos. A nível de comunicação global, o esporte pode ser utilizado como um efetivo mecanismo de promoção da educação sobre a paz, tolerância e respeito aos oponentes, independente da etnia, cultura religião ou outras diferenças. Isto inclusive faz o esporte uma boa ferramenta para implementar o conhecimento, a compreensão e consciência da coexistência pacífica.

Um comentário:

Ruth disse...

Acho super legal o poder que o esporte tem pra integrar povos, culturas, crenças tão diferentes espalhadas por tudo mundo numa linguagem comum, que ao mesmo tempo gera competição tambem aproxima a todas as pessoas de novas amizades
Ruth