sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A especificidade da educação física na educação infantil!


Numa perspectiva de educação infantil que considera a criança como sujeito social que possui múltiplas dimensões e que estas, precisam ser evidenciadas nos espaços educativos voltados para a infância, as atividades ou os objetos de trabalho não deveriam ser compartimentados em funções e/ou profissionais. A questão não está no fato de vários profissionais atuarem no currículo da educação infantil. O problema está nas concepções de trabalho pedagógico destes/as profissionais que, geralmente, fragmentam as funções de uns e outros, isolando-se em seus próprios campos..
Como os grupos de discussão em educação de zero a seis anos expuseram nos “Princípios Pedagógicos para a Educação Infantil Municipal”, “a interação, a brincadeira e as diferentes linguagens da criança são os pontos fundamentais num processo educativo onde a criança é vista como um todo indissociável”.(2000: 32) Portanto, não se trata de atribuir “funções específicas” para um/a outro/a profissional e designar “hora para a brincadeira”; “hora para a interação” e “hora para as linguagens”.
Em projetos de trabalho coletivos na educação infantil: brincadeira, interação e linguagens são formas privilegiadas de manifestação das culturas infantis. Neste caso, é necessário que todos/as que atuam com as crianças pequenas incorporem estas formas de manifestação e programem atividades de forma a ampliar estes referenciais com as crianças.
Brincar de diferentes formas; construir brinquedos; brincar em diferentes espaços; utilizar objetos culturais durantes as brincadeiras alterando-os pela imaginação ou pela ação transformadora em brinquedos; favorecer a imaginação e a criação de múltiplas formas de brincar; discutir as regras das brincadeiras e a ocupação dos espaços; alternar constantemente os espaços onde as crianças brincam; favorecer a linguagem oral e expressiva durante as brincadeiras; exercitar a observação do espaço onde as crianças circulam; recriar os espaços para a brincadeira, são algumas formas possíveis de inclusão das dimensões humanas no trabalho pedagógico que consideram as especificidades da infância.
Interagir com as outras crianças do grupo, com os adultos, com crianças de outros grupos etários, com as famílias, com a comunidade circundante da creche ou NEI, significa considerar que aquilo que diferencia os seres humanos de outras espécies, é a sua infinita capacidade de produção de cultura que se dá pelas interações. Quanto às crianças pequenas, é a interação com outros sujeitos humanos que lhes possibilita “serem humanos”
Manifestar-se através de diferentes linguagens significa permitir e reconhecer que a oralidade, a escrita, o desenho, a dramatização, a música, a mímesis, o toque, a dança, a brincadeira, o jogo, as inúmeras formas de movimentos corporais, são todas elas expressão das crianças que não podem ficar limitadas a um segundo plano. Em nossa cultura, a escrita tem ocupado um espaço considerável nas intervenções educativas em detrimento de outras linguagens que também são manifestações humanas.

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